sobre

Veja os registros da 2ª Semana de Formação, Cultura e Trabalho (2018)

A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo irá realizar de 26 a 29 de setembro de 2016 a Semana Formação, Cultura e Trabalho. Com apoio do SESC, o evento reunirá agentes da cultura e especialistas para debater o atual cenário da qualificação profissional e do trabalho na área, discutir desafios, iniciativas e propostas para ampliar a formação neste campo.

O seminário visa alinhar ao máximo as discussões às políticas públicas em desenvolvimento nesta área, buscando contribuir, no âmbito municipal, para a ampliação das oportunidades educacionais, de trabalho qualificado e para o fortalecimento da cadeia produtiva ligada às artes e à cultura. Olhando de forma estratégica para as potencialidades da cultura como pilar essencial do desenvolvimento e da cidadania, entende-se que o debate acerca das relações entre Formação, Cultura e Trabalho é fundamental para o desenvolvimento local, o enfrentamento das desigualdades nas oportunidades educacionais e profissionais, a democratização cultural e o acesso ao conhecimento.

A programação contempla painéis acerca das políticas para formação no Plano Municipal de Cultura de São Paulo, almejando a discussão das diretrizes para a área nos próximos 10 anos, e acerca das relações entre cultura e desenvolvimento, abordando o atual mercado de trabalho cultural. Debates contemplarão ainda a discussão do cenário e das perspectivas para formação específica nas áreas de Biblioteca, Cenografia, Audiovisual e Gestão e Produção Cultural.

O seminário é voltado para profissionais da cultura, artistas, grupos e companhias artísticas, gestores e produtores culturais, estudantes de cursos técnicos e superiores da área cultural, alunos e docentes de cursos artísticos na cidade, bem como interessados em geral.

Relatoria do projeto

programação

26set.
19h00 às 20h30

DESAFIOS DAS POLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO NA ÁREA CULTURAL

Com MARIA DO ROSÁRIO RAMALHO e DANILO SANTOS DE MIRANDA


27set.
14h30 às 16h00

OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO CULTURAL NO PLANO MUNICIPAL DE CULTURA

Com LUCIANA LIMA

16h00

Coffee break
 

16h30 às 18h00

CULTURA E DESENVOLVIMENTO
(MERCADO, EMPREGOS E REMUNERAÇÃO)

Com CRISTINA LINS


28set.
10h00 às 11h30

PERCURSOS DA FORMAÇÃO EM CENOGRAFIA

Com VERA IMPÉRIO HAMBURGER e RENATO BOLELLI
Mediação: ABY COHEN

12h00

Almoço

14h00 às 15h30

A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE BIBLIOTECA HOJE

Com SUELI NEMEN ROCHA e JOSÉ CASTILHO MARQUES NETO
Mediação: MARCELO DIAS DE CARVALHO

15h30

Coffee break

16h00 às 17h30

DESAFIOS DA FORMAÇÃO EM GESTÃO E PRODUÇÃO CULTURAL

Com FABIANA PITANGA e ILANA SELTZER GOLDSTEIN
Mediação: WILQ VICENTE

18h20

Show — Banda QUIMBARÁ

29set.
14h30 às 16h00

MESA FORMAÇÃO EM GESTÃO CULTURAL

Com SOLEDAD GALHARDO, ANDREA NOGUEIRA e ALDO VALENTIM.
Mediação: DANIELA RIBAS

 

16h30 às 18h00

MESA FORMAÇÃO EM AUDIOVISUAL

Com LUCIANA RODRIGUES e GUILHERME CESAR
Mediação: DANILO CYMROT

[inscreva-se]
CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO DO SESC-SP
Rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4º andar, Bela Vista

debatedores

DESAFIOS DAS POLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO NA ÁREA CULTURAL

Danilo Santos de Miranda

Diretor Regional do Sesc no Estado de São Paulo.

Maria do Rosário Ramalho

Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.


OS DESAFIOS DAS POLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO NA ÁREA CULTURAL

Luciana Piazzon Barbosa Lima

Mestre em Estudos Culturais pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Desde 2013, atua como assessora do gabinete da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, responsável pela produção de informações e indicadores e coordenação do Plano Municipal de Cultura.


CULTURA E DESENVOLVIMENTO (MERCADO, EMPREGOS E REMUNERAÇÃO)

Cristina Lins

Economista pela PUC/RJ, com mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais, ENCE do Rio de Janeiro. Foi Coordenadora técnica do Sistema de Informações e Indicadores Culturais, da Coordenação de População e Indicadores Sociais, da Diretoria de Pesquisas do IBGE.


PERCURSOS DA FORMAÇÃO EM CENOGRAFIA

Aby Cohen

Artista, cenógrafa e curadora. Atua nas áreas do teatro, exposição, cinema e artes visuais. Doutora em Artes Cênicas pela ECA/USP. Professora convidada na Faculdade de Belas Artes – pós em Cenografia e Figurino e Professora substituta de Cenografia na ECA/USP.

Renato Bolelli

Diretor de arte, cenógrafo, arquiteto e artista visual. Desenvolve cursos e projetos de cenografia, direção de arte, direção e performance para diversas mídias desde 2003. Atualmente é pesquisador do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da ECA/USP e colaborador do Laboratório de Práticas Performativas da USP.

Vera Império Hamburger

Graduou-se na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em 1989 (FAU USP), tornando-se mestre pelo Departamento de Artes Cênicas da ECA_ USP em 2014. Atua nas áreas da direção de arte e cenografia para teatro, dança, ópera, cinema e exposições desde 1985.


A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE BIBLIOTECA HOJE

José Castilho Marques Neto

Doutor em Filosofia pela USP, professor da Universidade Estadual Paulista – UNESP e ex-presidente da Editora UNESP. Foi diretor da Biblioteca Pública Mário de Andrade em São Paulo, ex-secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura do Brasil (2006/2011 e 2013/2016)

Marcelo Dias de Carvalho

Graduado em biblioteconomia e documentação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde defendeu pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Atualmente, é consultor e professor de graduação no curso de Biblioteconomia no Centro Universitário Assunção – Unifai (São Paulo/SP).

Sueli Nemen Rocha

Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela FESPSP e Letras (Português – Inglês) pela FATEMA. Especialista em “Mediação de Serviços de Informação e Educação” pela USP e pós-graduada em Gestão Pública pela UMC. Bibliotecária da Secretaria Municipal de Cultura. Coordenadora do curso Técnico em Biblioteca e docente na área de Educação do Senac São Paulo.


DESAFIOS DA FORMAÇÃO EM GESTÃO E PRODUÇÃO CULTURAL

Fabiana Pitanga

Diretora do Centro Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT).

Ilana Seltzer Goldstein

Bacharel e mestre em Ciências Sociais pela USP, especialista em Direção de Projetos Culturais pela Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris III e doutora em Antropologia pela Unicamp. Foi docente e coordenadora do MBA em Bens Culturais da Fundação Getúlio Vargas, de 2008 a 2014. Atualmente, é professora no Departamento de História de Arte da Unifesp.

Wilq Vicente

Mestre em Estudos Culturais pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP e Coodenador da Semana de Formação, Cultura e Trabalho.


MESA FORMAÇÃO EM GESTÃO CULTURAL

Aldo Valentim

Professor de Políticas Públicas na Pós Graduação em Gestão Cultural no Centro Universitário SENAC. Coordenador da Unidade de Fomento à Cultura e Economia Criativa da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Andrea Nogueira

Doutora em Comunicação (ECA-USP), Gerente do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP.

Soledad Galhardo

Doutora em Ciências da Comunicação – linha de pesquisa Cultura e Comunicação – pela ECA/USP. Pesquisadora e Docente do Centro de Estudos Latino americanos sobre Cultura e Comunicação, Celacc, da ECA/USP.


MESA FORMAÇÃO EM AUDIOVISUAL

Guilherme Cesar

Formado em Audiovisual pela ECA/USP e Coordenador de Território da Spcine.

Luciana Rodrigues

Doutora pela ECA/USP. Professora titular da FAAP e presidente do FORCINE- Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual.


local

BIBLIOTECA
ALCEU AMOROSO LIMA

Rua Henrique Schaumann, 777, Pinheiros

Telefone: 11 3082-5023

Transporte Público:

Metrô: Estação Clínicas (Linha 2 — Verde)

A estação, localizada na avenida Doutor Arnaldo, 555, é o meio mais fácil de se chegar à Biblioteca utilizando o metrô. A uma distância de 9 quadras (aproximadamente 1,3 km), pode-se ir a pé, descendo a rua Teodoro Sampaio, ou tomar um ônibus que desça a rua Cardeal Arcoverde (647C – Term. João Dias, por exemplo) até a altura do Cemitério São Paulo.

Sugestões de ônibus que passam pela Biblioteca

701 A — Metrô Vila Madalena – Pq. Edu Chaves

701 U — Butantã USP – Jaçanã

715 F — Shopping Continental – Largo da Pólvora

719 P — Pinheiros – Metrô Armênia

719 R — Metrô Barra Funda – Rio Pequeno

724 A — Pinheiros – Aclimação

Para mais informações sobre linhas e itinerários disque 156
ou acesse o site da SPTrans.


CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO (SESC)

rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4º andar, Bela Vista

Telefone: 11 3254-5600

Transporte Público:

Metrô: Estação Trianon-Masp (Linha 2 — Verde)

A estação, localizada na avenida Paulista, é o meio mais fácil de se chegar ao Centro de Pesquisa e Formação utilizando o metrô. A uma distância (aproximadamente 1 km), pode-se ir a pé, descendo a rua Doutor Picarollo até a rua Doutor Plínio Barreto.

inscrição

Inscreva-se gratuitamente pelos seguintes formulários:

Acompanhe-nos pelo Facebook